Fazer Login

Your search results

Postado por 7cantos on 09/01/2018
| 0

O fortalezense terá acesso às informações do IPTU 2018 a partir desta terça-feira (9), pelo site da Secretaria Municipal das Finanças. Os boletos pelos Correios serão enviados no fim deste mês para contribuintes. Não haverá envio para isentos.

Contribuintes que optarem pelo parcelamento em mais de três parcelas deverão imprimir os boletos no site da Sefin. O parcelamento poderá ser feito em até 11 vezes, devendo cada parcela ter o valor mínimo de R$ 54,86, com vencimento no quinto dia útil de cada mês.

Em 2018, não houve ajuste de alíquota do IPTU. Segundo a Sefin, “foi lançada, apenas, a aplicação da correção da inflação segundo o IPCA-E, que fechou o ano de 2018 acumulada em 2,94% (IBGE)”. A correção é prevista em lei.

Proprietários de 602 mil imóveis vão pagar IPTU este ano em Fortaleza. Os imóveis isentos somam 131 mil.

No site, o contribuinte pode consultar e imprimir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) referente ao IPTU deste ano. A impressão poderá ser feita nas opções “parcela” ou “carnê”.

Pagamento

As opções de desconto para quem for pagar em cota única são: 10%; 7,5% e 5%, com vencimento em fevereiro, março e abril, respectivamente. Os descontos são concedidos apenas aos contribuintes que não têm dívidas com o município nos anos anteriores.

O parcelamento pode ser feito em até 11 vezes, devendo cada parcela ter o valor mínimo de R$ 54,86, com vencimento no quinto dia útil de cada mês.

 Calendário IPTU 2018

7 de fevereiro Pagamento da cota única com 10% de desconto / Vencimento da 1ª parcela
7 de março Pagamento da cota única com 7,5% de desconto / Vencimento da 2ª parcela
9 de março Fim do prazo para pedidos de revisão no valor do IPTU e de isenções
6 de abril Pagamento da cota única com 5% de desconto/ Vencimento da 3ª parcela
8 de maio Vencimento da 4ªparcela
7 de junho Vencimento da 5ª parcela
6 de julho Vencimento da 6ª parcela
7 de agosto Vencimento da 7ª parcela
10 de setembro Vencimento da 8ª parcela
5 de outubro Vencimento da 9ª parcela
8 de novembro Vencimento da 10ª parcela
7 de dezembro Vencimento da 11ª parcela

Fonte: Secretaria Municipal das Finanças

Boleto

Os boletos vão ser enviados às residências por três remessas: em janeiro, fevereiro e março, com as três opções de cota única. Os contribuintes que optarem pelo parcelamento em mais de três parcelas devem imprimir os boletos no site da Sefin.

Na página virtual da Sefin, os cidadãos poderão consultar e imprimir os boletos de pagamento parcelado de todos os meses “a vencer” ou a parcela individual.

Pelos Correios, os boletos serão enviados da seguinte forma: 1º boleto – cota única com desconto de 10% ou 1ª parcela; 2º boleto – cota única com desconto de 7,5% ou 2ª parcela; 3º boleto – cota única com desconto de 5% ou 3ª parcela.

A impressão poderá ser feita nas opções “parcela” ou “carnê”. Os boletos pelos Correios serão enviados no fim deste mês para contribuintes. Para isentos do imposto, não haverá envio.

No site, a Sefin disponibiliza os principais serviços, informações e formulários relativos ao IPTU 2018. Porém, caso o cidadão deseje um atendimento presencial, os pontos de atendimento são, além da sede da Secretaria no Centro, nove postos distribuídos nas seis Secretarias Regionais, das 9 às 15 horas, no shopping Del Paseo, das 10 às 17h30min, e nos Vapt-Vupt de Messejana e do Antônio Bezerra, das 8h às 17h.

Como solicitar a revisão no cálculo do IPTU?

Até o dia 9 de março de 2018, o contribuinte que discordar do valor lançado do IPTU 2018 poderá solicitar a revisão. Para dar entrada no pedido, o cidadão deverá se dirigir a qualquer posto da Secretaria Municipal das Finanças com a seguinte documentação: RG, CPF, comprovante de residência e registro do imóvel, se pessoa física; ou CNPJ, Contrato Social ou Estatuto, RG e CPF do requerente autorizado pelo Contrato Social ou Estatuto a assinar pela empresa e registro do imóvel, se pessoa jurídica. Poderá o contribuinte requerer nova avaliação, inclusive indicando perito, desde que protocole o requerimento até 30 (trinta) dias após o vencimento da primeira cota única do IPTU.

 

Fonte: O Povo

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.