Fazer Login

Your search results

Azulejo de metrô: vale a pena investir nessa tendência?

Postado por 7cantos on 23/01/2018
| 0

Pode ser que você ainda não tenha ouvido falar da “Metro White”, mas a tendência de decoração pode já ter te conquistado sem que você soubesse o nome. É que basta passear pelas estações de trens e metrôs de grandes metrópoles mundiais – Paris, Nova York e Londres, por exemplo – para se deparar com as paredes que inspiraram o revestimento branco em forma de tijolinhos pertencente à família dos, como conhecidos pelo Pinterest, “subway tiles” ou azulejos de metrô, como são chamados aqui no Brasil.

Com boa funcionalidade em ambientes molhados, o Metro White tem ganhado espaço nos banheiros e cozinhas de quem deseja cômodos decorados com o estilo industrial. Longe das tradicionais cerâmicas quadradas, as formas de distribuição desses tijolinhos nas paredes podem variar entre vertical, horizontal e em L, no qual, qualquer uma delas inspira menos formalidade, mais modernidade e um ar retrô ao ambiente.

Com sua forma retangular e cantos bisotados, eles mesclam atmosfera contemporânea com perfume vintage. Apesar de serem vistos principalmente na cor branca, também podem ser coloridos ou pretos, além de possibilitarem usos diferentes do usual. Para trazer inspiração na hora de usar os tão falados azulejos de metrô, a 7Cantos reuniu aqui as principais dúvidas e inspirações para você investir nessa tendência. Veja abaixo!

 

3 dicas para apostar no Metro White em casa

1. Apesar de ser mais comum em cozinhas e banheiros, os azulejos de metrô podem ser usados em qualquer cômodo da casa. Mas antes de optar por eles, observe seus móveis: é importante ter certeza de que o detalhismo da parede terá harmonia com o mobiliário.

2. A cartela de cores dos subway tiles não se restringe a uma só opção. O branco é a réplica dos que são utilizados na arquitetura urbana e a escolha mais “segura”, enquanto os coloridos são perfeitos para projetos mais ousados e que dão destaque a uma parte do ambiente.

3. O revestimento Metro White também pode ser usado fora das paredes! A textura do revestimento pode dar ainda mais graça às bancadas da sala e cozinha integradas, por exemplo.

4. O primeiro ponto é decidir se o revestimento será usado na parede inteira ou apenas em um pedaço dela, como atrás da pia. Outra possibilidade é quanto à diagramação. A forma mais tradicional de uso é na horizontal, porém o azulejo de metrô ainda pode ficar disposto na vertical ou misturado, dando um resultado mais ousado e original.

 

Opções para instalação

Cada vez mais presentes nos projetos de decoração, o azulejo permite diversas configurações: horizontal, vertical, diagonal, parede inteira, meia parede e por aí vai. O rejunte escuro dá um toque industrial e vintage ao ambiente, enquanto o rejunte claro traz leveza e minimalismo, clássico do estilo escandinavo.

Com rejunte branco

Aplicadas desta forma, as peças de Metro White parecem uma formação única, dando um toque de construção antiga ao projeto. O revestimento com rejunte branco pode ser feito em apenas uma parede ou em todo o espaço, mas o ideal é usá-lo somente em paredes de alvenaria (sem outra cerâmica). Misturar materiais é excesso de informação.

O branco com branco é a melhor combinação para banheiros pequenos, já que dá a sensação de amplitude. O truque funciona tanto para paredes, quanto para tetos! Na composição, cabem ainda móveis brancos ou coloridos. Aliás, experimentar cores mais fortes em bancadas de armário com este revestimento na parede é dar uma injeção de modernidade ao cômodo.

Com rejunte preto ou escuro

O rejunte branco serve para quem quer aproveitar o estilo de uma forma mais discreta. O preto ou escuro, por outro lado, abraça a ideia da melhor forma possível: destacando a parede e se aproximando ainda mais do visual retrô-industrial. Mas cuidado! Ou a instalação fica muito bem feita, ou todos os defeitos de colocação do revestimento ficarão em evidência.

Onde encontrar

Antes no clássico branco, a presença do azulejo de metrô nas casas fez com que várias cores e acabamentos surgissem no mercado. A empresa de revestimentos Eliane tem a linha Metrô, com opções do branco ao preto, passando pelo vermelho, azul, verde e outras tonalidades.

No Balaroti, os valores do azulejo de metrô estão a partir de R$ 49,90/metro quadrado. Na Leroy Merlin, o valor é de R$ 48,90. Ambas as lojas trabalham apenas com a marca Eliane.

Confira diversos ambientes com os subway tiles e inspire-se:

 

Pinterest Azulejo Metrô 1

 

Fonte: Gazeta do povo; Eliane

 

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.