Fazer Login

Your search results

Alugar sem fiador: quais as vantagens e o que devo saber?

Postado por 7cantos on 30/05/2018
| 0

Além da imobiliária, a relação entre inquilino e proprietário muitas vezes precisa contar com a participação especial de uma figura ilustre: o fiador. Essa pessoa serve como garantia caso o locatário não consiga assumir o compromisso do aluguel e outros encargos da locação, como condomínio e IPTU.

É uma tarefa cada vez mais difícil encontrar um fiador, afinal, é preciso que ele preencha uma série de requisitos, como ter uma renda de 3 vezes o valor do aluguel e ser dono de um ou mais imóveis na mesma cidade do imóvel a ser alugado. Isso sem mencionar o constrangimento que esse pedido gera. Só quem já passou pela experiência sabe o quanto é chato para as duas partes.

Felizmente, existem hoje alternativas para você alugar sem fiador. Conheça as principais opções de garantia, as vantagens e exigências de cada uma. Com certeza você vai encontrar aqui a melhor opção!,

Fiador: sinônimo de depender dos outros

Por mais que essa seja uma forma comum, a realidade está mudando. Ao sair para procurar um fiador você vai se deparar com muitas dificuldades e até mesmo passar por um constrangimento nas etapas que terá na sua busca. E quando essa forma é escolhida o processo de aprovação do contrato passa a levar um tempo muito maior que outras garantias.

Essa modalidade é complicada e muito burocrática, pois há inúmeros requisitos para que o seu fiador seja aprovado como, ter um imóvel e residir na mesma cidade que quer alugar, ter renda suficiente e bem superior ao aluguel que está assumindo pagar, além de ter que estar livre de restrições e outros fatores que cada imobiliária pode exigir aumentando a dificuldade dessa contratação.

A quantidade de documentos exigida também é um fator que pode se tornar um empecilho, pois a maioria dos documentos tem que passar por cartório e receber o devido reconhecimento de firmas (assinaturas), muitas vezes exigindo a presença do fiador, outro desgaste para a pessoa que se responsabilizou por você.

Além disso, seu fiador fica preso ao seu contrato, pois é o responsável pelo pagamento do mesmo, caso você não venha cumprir. Na ocorrência de situações graves e até fatais, ainda sim toda a cobrança recairá sobre o seu fiador, podendo responder na justiça pela inadimplência.

Quem é que aceita uma responsabilidade assim hoje em dia? Contratar um fiador profissional é um risco muito grande, além de poder responder criminalmente dependendo da condição que o contratado causou para que pudesse ser o seu fiador. Recorrer aos parentes pode ocasionar um desconforto, uma saia-justa, visto que as relações pessoais têm muitas variáveis e não podemos prever acontecimentos futuros.

Títulos de capitalização

Funciona assim: o inquilino compra um título de capitalização em uma seguradora indicada pela imobiliária ou pelo proprietário e esse título vai funcionar como um aluguel caução, servindo como garantia em caso de inadimplência. Se não for feito o resgate do título antes do final do contrato de locação, o inquilino recebe o valor integral investido.

A principal desvantagem do uso dos títulos de capitalização para alugar sem fiador também é o custo. Aqui, o valor necessário para a compra do título pode variar entre 12 e 15 vezes o aluguel. E não há rendimentos financeiros, ou seja, seu dinheiro fica parado, com rendimento zero, e ainda perde a inflação.

Fundos de investimento

Assim como os títulos de capitalização, os fundos de investimento são uma opção de garantia possível e ainda pouco utilizada no mercado imobiliário. O inquilino aplica em um fundo de investimentos e, caso o aluguel não seja pago, o proprietário pode pedir que as cotas desse fundo sejam transferidas para ele.

Terminado o contrato, o inquilino pode continuar com o dinheiro aplicado ou efetuar o resgate. Aqui, há um risco de mercado caso o imóvel sofra alguma desvalorização, o que torna impossível resgatar as cotas pelo valor integral.

Aluguel com caução

Diferente do fiador, essa modalidade é rápida e menos burocrática. Enquanto um contrato com fiador pode demorar dias ou até semanas para ser aprovado, com a garantia caução seu processo pode ser resolvido em 24h quando se trata de uma locação residencial.

Esse tipo de garantia é tão conhecido quanto o fiador e é bastante utilizado no processo de locação de imóveis. Em comum acordo entre inquilino e proprietário é combinado um valor que será depositado como garantia em caso de inadimplência.

Em geral, é depositado em uma conta poupança o equivalente até 10 alugueis. Se ao final do contrato de locação não houver nenhuma pendência, o inquilino recebe o dinheiro de volta com os juros e correções.

Aqui na 7Cantos por exemplo, utilizamos a garantia caução, solicitando apenas 3 vezes o valor do aluguel, uma opção que dificilmente conseguimos encontrar nas imobiliárias tradicionais.

A melhor opção para alugar sem fiador

É notável que o mundo imobiliário venha sofrendo mudanças e crescimento, evolução e modernização, o segredo hoje está em procurar por sites para locação de residencias que facilitam o processo para você, como a 7Cantos.

Uma vantagem oferecida por essas empresas de locação de residencias é o tempo reduzido entre a escolha do imóvel e o fechamento do contrato. Todo o processo é muito mais ágil porque é todo online. Aqui você consegue enviar toda a documentação online e assinar o contrato por meio da assinatura digital. Muito simples!

Com essas dicas, você está mais perto de alugar sem fiador, sem burocracia e com muita segurança, tranquilidade e economia. Conheça nosso site e encontre seu canto!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.