Fazer Login

Your search results

Postado por 7cantos on 02/10/2018
| 0

Encha sua casa de charme e nostalgia com a decoração do estilo vintage.

Existem diversas linhas decorativas que podem ser usadas para deixar o seu canto com a sua cara. Uma delas é o estilo vintage, caracterizado pelo resgate de peças de mobiliário originais que não sofreram modificações e modernizações.

O vintage é um estilo que ficou famoso na moda e na decoração e que faz referência a tudo aquilo que ficou no passado, mais precisamente entre as décadas de 20 e 80. Mas atenção: não confunda retrô com vintage.

Uma decoração vintage é também uma decoração retrô, mas uma decoração retrô nem sempre é uma decoração vintage. A decoração vintage está diretamente relacionada com as peças e objetos que de fato pertenceram ao passado, ou seja, foram produzidas e utilizadas naquela época e, por um motivo ou outro, sobreviveram e continuam ocupando seu espaço na decoração.

Já a decoração retrô é formada por objetos atuais produzidos com a aparência dos móveis e eletrodomésticos de antigamente. Ou seja, são releituras do passado. Contudo, a decoração retrô permite que objetos novos e antigos dividam o mesmo espaço, já uma decoração exclusivamente vintage é formada apenas por peças antigas, que podem ser restauradas ou não.

13 objetos vintage para aproveitar na decoração (Foto: Divulgação)

Ambas as propostas de decoração tem seu lado positivo e lado negativo. Na decoração retrô, móveis e eletrodomésticos são mais fáceis de serem encontrados, além de possuírem a tecnologia dos produtos atuais, mas em contrapartida, geralmente acabam custando mais caro que os objetos sem esse apelo estético.

Já a decor vintage pode sair até de graça se você tiver na sua casa ou na casa da sua família peças e objetos antigos, do tempo de seus avós. No entanto, se não tiver nada parecido precisará desembolsar tempo e dinheiro para garimpar peças em brechós e antiquários, sendo que alguns podem custar uma pequena fortuna.

Na hora de sair a procura de objetos vintage, tenha em mente qual o local da casa que irá receber a decoração e como ela será complementada. Você pode investir em máquinas de escrever, relógios de parede, eletrodomésticos como batedeiras e liquidificador, poltronas, sofás, discos de vinil, aparelhos de telefone, rádio e TV. Cuidado apenas para não exagerar colocando peças demais no ambiente.

Decoração vintage moderna - sala com pôster vintage

Tente ainda mesclar as propostas e adicionar ao mesmo tempo objetos retrôs e vintages na decoração, ou então, usar apenas o que você tiver em mãos dando aquele toque de saudosismo discreto ao ambiente. A proposta nostálgica de decoração pode ser complementada com o uso da paleta de tons pastéis, que foram as cores predominantes naquela época. Use-as nas paredes e nos armários, por exemplo, mesmo que eles tenham uma linha mais moderna.

10-quarto-com-tijolinho-e-cama-de-pallet

O branco traz o romantismo e a delicadeza do passado; já os armários de marcenaria clássica são os grandes responsáveis pelo ar vintage do ambiente.

Nesse quarto de casal, o toque vintage na decoração fica por conta da parede de tijolinhos branca, os quadros e o letreiro luminoso

Outra dica é investir no estilo “faça você mesmo” para uma decoração vintage barata e personalizada. O Youtube está cheio de ideias para te inspirar, mas trouxemos aqui duas sugestões para motivar você a criar sua própria decoração.

Lustre Decoração

A cozinha é linda, mas são as panelas de cobre penduradas que roubam a cena

O papel de parede é muito usado na decoração de quartos vintage, pois deixa o ambiente ainda mais clássico. Estampas florais são sempre uma excelente opção não apenas para cortinas, colchas, poltronas, entre outros objetos, mas também perfeitas para papéis de parede na decoração de quarto retrô.

Papel Parede Vintage

Gostou das dicas? Não deixe de compartilhar com aquele amigo que está buscando inspirações para decorar seu novo lar! 😀

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.